Os 13 Porquês

Imagem de divulgação da série usada pela produtora

A série “13 Reasons Why” (Os 13 Porquês), é uma produção da Netflix lançada em 31 de março de 2017, baseada na obra literária de Jay Asher. Em sua primeira semana no ar tornou-se uma das obras mais populares na plataforma. A série aborda a adolescência e a juventude em contextos que envolvem bullying, conflitos emocionais, consumo de substâncias psicoativas, violência, sexo não consensual e suicídio.

Continue lendo “Os 13 Porquês”

Divertida mente

É possível abordar sobre diversas óticas essa obra, contudo o objetivo deste artigo é destacar os aspectos científicos abordados no filme.

Imagem de divulgação usada pelas produtoras da obra

Divertida Mente é um filme de animação produzido pela Walt Disney e Pixar, que começa com o seguinte questionamento: Você já olhou para uma pessoa e pensou “O que passa na cabeça dela?”. A obra retrata de forma lúdica como o sistema límbico funciona, ou seja, como as emoções funcionam dentro da mente, isso se dá com a personificação da Alegria (narradora do longa), Tristeza (“não entendo muito bem o que ela faz, e já vi, não posso mandar ela embora”), Medo (“ele manda bem no quesito segurança”), Nojinho (“ela basicamente evita que Riley se envenene física e socialmente”) e Raiva (“ele se preocupa muito com possíveis injustiças”). Juntos eles formando uma equipe liderada pela Alegria e estão no controle da sala de comando (sistema límbico), que a princípio conta apenas com um botão, e ao longo da obra se transforma em uma mesa de controle mais elaborada, fazendo referência a necessidade de ajustamento/evolução no controle emocional.

Continue lendo “Divertida mente”